domingo, 14 de novembro de 2010

Os Dez Mandamentos da Posse Responsável de cães e gatos


Ter um animal em casa é uma responsabilidade que deve
durar anos. Antes de trazer um animal para sua casa,
reflita se você está pronto para tal compromisso.

1) Adote animais. Não os compre. Há milhões de animais abandonados, morrendo, na busca por um lar.
2) O tempo médio da vida de um animal é de 15 anos. Antes de levar um animal para sua casa, verifique se toda a sua família tem ciência disso, se há recursos financeiros para mantê-lo, e questione-se sobre quem cuidará do animal na sua ausência (férias, por exemplo).
3)Informe-se sobre as características do animal que você levará para sua casa. Ele precisa de espaço? Precisa de algum atendimento veterinário específico? Você pode oferecer isto a ele?
4) Esterilize seu animal de estimação, independentemente do sexo dele. A castração oferece infinitos benefícios para a saúde dos animais, tal como a prevenção de doenças graves, além de evitar crias indesejadas, que fazem aumentar o número de animais abandonados na rua.
5) Não maltrate seu animal de estimação. Se você achar necessário, existem profissionais para avaliar o comportamento do seu animal (adestradores, veterinários), mas maltratar (bater, gritar, xingar) sempre é a pior escolha.
6) Mantenha seu animal seguro. É muito difícil recuperar um animal que escapa de sua casa, além disso, ele correrá muitos riscos na rua (maus-tratos, fome, sede, atropelamentos, brigas...).
Gatos precisam de telas quando moram em apartamentos. O risco de caírem das janelas é muito grande e a chance de sobrevivência é quase zero.
Para os cães, passeios são importantes, desde que eles estejam em suas guias/coleiras, guiados por alguém que possa contê-los.
7) Zele pela saúde física e psicológica do seu animal: abrigo, alimentos, vacinas, medicações e banho são exemplos de alguns cuidados essenciais a um animal. Leve-o ao veterinário regularmente. Dê atenção, carinho e um ambiente adequado a ele.
9) Recolha os dejetos de seu animal e coloque-os em local adequado.
10) Jamais abandone seu animal de estimação. O abandono de animais, bem como os maus tratos animais, é considerado crime e está previsto na Lei 9.605/98.

2 comentários:

  1. Fico muito feliz por estarmos unidos nessa causa, aopassear com meus filhinhos caninos, recebi uma notícia muito triste. A notícia era de que um grande cão de rua morrera brutalmente envenenado. Corri para o blog para me juntar a vocês. Vamos batalhar unidos pela causa dos animais!

    ResponderExcluir