terça-feira, 29 de novembro de 2011

Contra a locação de cães de guarda em Porto Alegre

Pessoal,

Boas notícias!
Foi protocolado no dia 28/11/2011 um Projeto de Lei de autoria dos vereadores Idenir Cecchim (PMDB) e Nilo Santos (PTB) que visa proibir o aluguel de cães de guarda em Porto Alegre.


Acho que é de conhecimento de todos as barbáries pelas quais passa a maioria dos animais que são cruelmente locados para que sirvam de guarda em casas ou estabelecimentos comerciais.
Normalmente são largados no pátio da pessoa contratante e lá são esquecidos. Muitas vezes ficam dias sem receber alimentação, água ou qualquer outro tipo de cuidado. A maioria dos locais não dispõe de abrigo adequado para os animais e eles não tem onde se esconder da chuva ou do calor. Se estão machucados, não recebem tratamento e permanecem a vida inteira à espera de misericórdia. Depois de velhos, muitos desses animais que trabalharam a vida inteira, são largados à própria sorte, na rua, em abrigos. É essa a retribuição que recebem por tantos anos de trabalho.
São inúmeras as denúncias junto ao Ministério Público de pessoas que estão cansadas de ver tais animais em sofrimento.
Ademais, importante salientar que essa atividade - locação de cães - não está inscrita no CNAE - Cadastro Nacional de Atividade Econômica.
Além disso, o cão não cobra férias, 13º salário, nem traz demandas trabalhistas ou precisa pagar impostos.
Mas só age por instinto e não substitui a presença física de um profissional treinado, que é o Vigia ou Vigilante.
Pensemos em quantos empregos deixaram de existir devido a esta prática ilegal?
São muitos os motivos para que essa lei seja aprovada. A sociedade está preocupada com o significativo crescimento dessas empresas e o aumento indiscriminado de casos de negligência e maus-tratos.
No Paraná, já foi aprovada e regulamentada uma lei que considera como infratores todos os proprietários dos animais e donos de imóveis em que cachorros estejam guardando ou vigiando, assim como todo aquele que contrate os trabalhos de cães de guarda.
Vamos enviar mensagens de apoio aos vereadores e fazer a nossa parte para que Porto Alegre seja a cidade pioneira no estado a terminar com essa crueldade.

idenircecchim@camarapoa.rs.gov.br 
nilosantos@camarapoa.rs.gov.br

Nessas horas, a mobilização dos cidadãos conta muito, haja vista que a maior parte das leis que versam sobre o tema direitos animais/bem-estar animal na cidade foi aprovada graças à pressão da população.

Sugestão de e-mail para os vereadores:

Prezado Vereador,


Venho através deste e-mail dar-lhe meu apoio ao seu projeto de lei que visa abolir o aluguel de cães na Cidade de Porto Alegre.
Essa iniciativa é muito importante. A sociedade está cansada dos abusos e maus-tratos cometidos com os animais que são vítimas desse comércio cruel.
Além disso, é importante pensar em quantos empregos de vigias e vigilantes tal proibição gerará.


Muito obrigada!


Fulano de Tal,
Cidadão.

3 comentários:

  1. Fiz minha parte agora, mandei um e-mail para eles. Obrigada pela iniciativa de vcs!! Andrea Bagattini

    ResponderExcluir
  2. Por que não pedem para eles fazerem uma lei proibindo grades nas casas e lojas? Pessoal, vamos usar a cabeça. Não é mais fpacil regulamentar a atividade, exigindo condições melhores para os animais. Vamos ter cuidado com o fanatismo, senão, daqui a pouco, vão querer proibir os cães farejadores da polícia. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, há muito tempo já vem se pedindo melhoria aos animais e os protetores nunca foram ouvidos. Muito pelo contrário, sempre somos chamados de "fanáticos".
    São inúmeros os casos de maus-tratos e negligências pelos quais passam esses animais.
    Enquanto se espera pela vontade desses exploradores de seres indefesos, os animais continuam morrendo doentes, sem comida, sem água, sem nada!
    Essa exploração tem que ter FIM, sim.
    Sem falar que é uma atividade ilegal, que não merece regulamentação, e tira o emprego de milhares e milhares de vigilantes no país.

    ResponderExcluir